05 outubro 2011

PRÉ-JOGO: Grêmio x SANTOS

Nesta quarta-feira (05), às 20h30, o Santos Futebol Clube vai até o Rio Grande do Sul enfrentar o Grêmio, em jogo adiado válido pela 11ª rodada do campeonato brasileiro. O peixe atualmente ocupa a 13ª posição, com 35 pontos, após duas derrotas consecutivas, estamos muito distante do título. Já o time gaúcho está uma posição acima, com um ponto a mais. Este jogo aconteceria no dia 24 de julho, mas como o Santos tinha muitos jogadores à serviço da seleção brasileira, e muitos machucados, pediu o adiamento do jogo e foi aceito.



Hoje o peixe não conta com Neymar que esta na seleção brasileira, Ganso e Pará machucados, e Felipe Anderson que serve o Brasil no pan-americano. Muricy ainda não divulgou a equipe, ainda segue uma dúvida: quem entra no lugar de Neymar? a primeira opção, seria colocar Rentería no ataque, e manter o esquema com 3 atacantes e 3 meias. A segunda opção, seria colocar Adriano no meio de campo, adiantando Arouca e passando para o 4-4-2. Uma terceira hipótese é a entrada de Ibson no time, que atuaria ao lado de Elano na armação. Arouca era dúvida para a partida porque sua filha de 10 meses foi operada, e o mito poderia ser liberado do jogo, mas a presença do volante é certa. Tirando essas dúvidas, o time segue o mesmo, com: Rafael, Danilo, Edu Dracena, Durval e Léo. Arouca, Henrique, Elano, Rentería (Ibson/Adriano), Borges e Alan Kardec. 

Rentería estreou com gol e deve ser titular no Sul (Foto: Ivan Storti / Divulgação Santos FC)


O Santos vai à campo hoje buscando uma reabiliação na competição, após dois resultados negativos, contra o Figueirense em casa, e contra o Fluminense. Com esses resultados negativos, a chance de título diminuiu consideravelmente, pois antes das derrotas o time estava em 9º, embalado, há 8 jogos sem derrotas, com dois jogos à menos, e com os times de cima tropeçando. Daí as derrotas e a queda no campeonato, sem somar pontos, ficamos longe do titulo. 

Mas mesmo longe, a competição ainda é muito importante para as definições táticas para o mundial interclubes. A primeira e, pra mim mais importante, é no meio de campo. A cada jogo que passa fica claro que o time sem Adriano na contenção fica extremamente exposto, pois Arouca não é esse jogador e muito menos Henrique, que não tem características de se limitar à marcação, sendo muito mais eficientes na saida de bola, jogando mais à frente. 

Também fica a dúvida, com a volta de Ganso, se o time continuaria no 4-3-3, com Ganso na armação no lugar de um dos meias/volantes (Henrique ou Elano), ou se o time voltaria para o 4-4-2, e a saída de Alan Kardec. Quanto à primeira alteração, para mim fica evidente que o time necessita de um cara que não apareça para a torcida, mas que dê proteção à defesa, que é o caso de Adriano, que foi vital na conquista da libertadores, por anular jogadores como Martinuccio e Iturbe. Já no segundo caso, depende muito de como Paulo Henrique Ganso volta de lesão, das outras vezes, jogou muita bola no primeiro jogo após a lesão, relembrando os velhos tempos, mas caindo de produção com o passar dos jogos. O meia em sua plena condição física e técnica, jogando o que sabe, é titular absoluto do time, e que se vire o técnico para decidir quem tirar. Mas das últimas vezes Ganso voltou mal, e não merecia a vaga de titular. 

Essas dúvidas táticas serão respondidas ao longo do campeonato, o foco agora é se recuperar na competição, ganhar do Grêmio no Olímpico e conquistar confiança para bater nas porcas domingo, e seguir vivo na competição, assim ganhando moral para o mundial interclubes.

O jogo acontece no Estádio Olímpico às 20h30, e será transmitido pelo PFC. Para os torcedores que pretendem assistir o glorioso pela internet, veja onde assistir ao Santos Futebol Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário